domingo, 30 de novembro de 2014

Física aplacada em jogos eletrônicos!

Bom dia, mostrarei um pouco da física presente nos jogos eletrônicos. Na escola aprendemos sobre Isaac Newton e como a gravidade puxa os corpos para o chão. Tambem conhecemos assuntos tais quais inércia, atrito, resistência do ar, força de impacto, entre outros. Todas essas teorias e cálculos nos ajudam a entender melhor o mundo a nossa volta e, mais ainda, é assim que compreendemos como os objetos e pessoas interagem entre si " fisicamente falando. Quando um carro freia você continua se movendo; uma caixa cai e bate varias vezes no chão antes de parar; um chute não quebra um muro de concreto mas sim uma cerca de madeira; correr na chuva é mais escorregadio. IMPORTÃNCIA NOS GAMES O comportamento de objetos no mundo real é algo que estamos acostumados a ver. Porém, quando entramos em um mundo virtual de um videogame nossa percepção deve ser adaptada. Afinal, interações entre pessoas e itens dentro de um jogo não conseguem imitar perfeitamente o que ocorre na realidade. O trabalho da desenvolvedora de um game é tentar imitar da forma mais fiel o comportamento esperado dos objetos. Isso é fundamental para aumentar nosso nível de imersão e ajudar no processo de "acreditar" no mundo virtual do jogo. Se nosso personagem atirar em uma porta de vidro, esperamos que ela se quebre. Caso uma granada voe para baixo de um carro, a explosão deverá quebrá-lo em pedaços. Ainda não é possível recriar todas as condições possíveis em um videogame " afinal o mundo real é extremamente complexo e cheio de variáveis que alteram o comportamento de objetos. Mas cada vez mais as produtoras atingem um estágio superior e trazem para a tela mundos viços e respondem detalhadamente às interações entre o jogador e o cenário. 2D VS. 3D Nos jogos feitos em duas dimensões a imagem é composta por desenhos separados de objetos e personagens. Sendo assim, a interação entre eles é criada pelo animador de game e as reações seguem um padrão pré-estabelecido. Por isso que a física nesse tipo de jogo não é tão fundamental " mas ainda é válida para criar uma sensação de realidade. Já em jogos em três dimensões, a historia é outra. O mundo 3D oferece a oportunidade de aplicar mais fielmente os conceitos da física especialmente pelo fato de que os objetos possuem volume e massa, dois elementos fundamentais no cálculo de seu comportamento. O programador desse tipo de game define que a madeira bóie na água, os tiros de bala furam panos, os objetos voam e caem de acordo com seu peso e força da gravidade e assim por diante. Com esses parâmetros aplicados aos itens e personagens, basta o jogador sair experimentando e interagindo com o cenário virtual pois os elementos irão se comportar de acordo com as leis definidas. Claro que quando mais específicos forem esses parâmetros, mais real e interativo será o mundo do jogo " mas isso demanda alto poder de processamento da maquina de jogo já que cálculos físicos envolvem muitas variáveis e precisam ser executadas de forma ágil e instantânea. Espero que gostem! Fonte:http://www.gamevicio.com/i/noticias/40/40523-a-fisica-nos-games/

Nenhum comentário:

Postar um comentário